Se você chegou até aqui é porque já identificou que para sua clínica ter melhores resultados é preciso investir em marketing.
De acordo com dados do Grand View Research, o tamanho do mercado global de estética deve chegar a US$ 124,7 bilhões até 2028 e se expandir a uma taxa de crescimento anual de 9,8% de 2021 a 2028.
E quando falamos no Brasil, vale ressaltar que o nosso país se tornou o terceiro maior mercado consumidor de serviços e produtos ligados aos cuidados com a saúde estética no mundo, ficando atrás apenas dos EUA e China.
Mas o que fazer diante de todas as possibilidades? Por onde começar? Como fazer?
Philip Kotler, escritor norte-americano, considerado por muitos como o pai do marketing moderno, certa vez disse que “Marketing é tudo. Tudo é marketing”. Sendo assim, a primeira coisa que você precisa saber é que todos os pontos de contato que o cliente possui com a sua clínica de estética são meios que você pode utilizar para realizar ações de marketing.
Do primeiro contato com o cliente até a sua fidelização, você precisa investir em ações que visem otimizar o seu relacionamento com o cliente, gerar valores, fortalecer a sua marca e usar táticas de atração, conversão e retenção.
Para te ajudar nessa jornada, separamos 5 dicas fáceis e práticas, que você pode começar a utilizar hoje mesmo e já ter resultado na sua clínica.
01ª dica: Marque presença no digital
Não tem como não estar no digital. Para ser visto e encontrado por mais clientes, você precisa estar presente e ativo nos canais e redes sociais que a internet proporciona: Facebook, Instagram, Google e WhatsApp Business.
02ª dica: Foque na experiência do cliente
Você se lembra de alguma marca ou empresa que você precisou e foi tão bem atendido (a) que até hoje você só está com eles? Isso aconteceu, porque eles te proporcionaram uma experiência (de atendimento, consumo ou pós-venda).
Aqui, vale ressaltar que você nunca deve pensar na experiência do cliente como um custo, mas sim como um investimento, pois pesquisas indicam que 86% dos consumidores estão disponíveis a pagar mais por uma experiência melhor.
03ª dica: Use programas de fidelidade
Programas de fidelidade aumentam a constância do cliente em sua clínica, o consumo, o conhecimento que ele terá dos serviços e produtos, aumento das vendas e a recorrência do mesmo! Ofereça pacotes, serviços e bônus que permitam ao seu cliente o acúmulo de pontos e posteriormente a troca deles em novos agendamentos.
04ª dica: Invista em publicidade paga
A publicidade paga, que são os famosos anúncios da internet, é mais um recurso que contribui para fortalecer sua estratégia de marketing. Com esses anúncios, você consegue alcançar pessoas que já tem interesse pelos serviços oferecidos na sua clínica.
05ª dica: Tenha gestão financeira
Se você quer que a sua clínica de estética cresça, é preciso se organizar financeiramente. Para isso, administre seu negócio de forma inteligente: saiba quais são os seus gastos, ganhos e como lucrar. Caso não saiba como fazer, procure a ajuda de um contador ou mentor financeiro.