Descubra como cuidar do seu pós-operatório e evitar o surgimento de fibroses

A cirurgia plástica é o sonho de muitos, porém, os cuidados durante o pós-operatório são necessários para uma boa recuperação e para evitar o surgimento de complicações, como as fibroses. 

As fibroses são um aumento excessivo de tecido conjuntivo, que causa irregularidades no tecido e provoca uma aparência estética disfuncional.

 

O SURGIMENTO DAS FIBROSES

As fibroses surgem como uma resposta do organismo a uma agressão, como ocorre em cirurgias plásticas. Essas lesões costumam aparecer após 7 dias do procedimento e tendem a diminuir em até seis meses. No entanto, elas não desaparecem completamente, pois se tratam de cicatrizes internas.

Existem outros fatores que podem influenciar e contribuir para o surgimento das fibroses, como a ausência ou erro na realização da drenagem linfática, bem como o uso incorreto da cinta cirúrgica.

Essa alteração ocorre, na maioria dos casos, em pacientes submetidos a lipoaspiração, devido à intensidade da cirurgia e o impacto nos tecidos.

As fibroses costumam surgir após cirurgias, sobretudo as estéticas.
As fibroses costumam surgir após cirurgias, sobretudo as estéticas.

COMO EVITAR AS FIBROSES?

Para alcançar uma melhora significativa, existem diversos procedimentos que auxiliam no tratamento dessa disfunção. Dentre eles, destacam-se os recursos de eletroterapia, como ultrassom e radiofrequência, bem como o uso de bandagens elásticas.

O paciente deve respeitar as recomendações médicas durante o pós-operatório. Segundo o esteticista e fisioterapeuta Marcus Lanza, é de extrema importância ter um acompanhamento próximo nesse período.

“O paciente deve seguir um acompanhamento efetivo durante o pós-operatório para evitar o aumento de tecido conjuntivo e, assim, ter uma incidência menor de fibrose na área afetada.”

Outros pontos essenciais para esse período incluem evitar carregar peso e fazer uso estrito da cinta modeladora.

 

FIBROSE STRATEGY – O MOMENTO IDEAL DE TRABALHAR NO PÓS-OPERATÓRIO DE SEUS PACIENTES!

Atuar com procedimentos que possam inibir o surgimento de fibroses pode ser um diferencial para seus atendimentos, além de promover a autoestima dos pacientes durante essa fase. Para o mês de agosto, o INESFE proporciona um novo curso para profissionais da saúde estética que desejam atuar com essa técnica.

A Fibrose Strategy é revolucionária! O curso visa capacitar o profissional para atuar com segurança, confiança e eficácia na realização dessa técnica.

Compartilhe este conteúdo:
Posts relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *