Toxina Botulínica: Mitos e Verdades

A Toxina Botulínica está ganhando reconhecimento não só no mercado da estética, mas também na área da saúde. Esse procedimento, além de contribuir para a autoestima, também é seguro e eficaz. 

A TOXINA BOTULÍNICA é uma substância popularmente conhecida como “botox”, que produz uma bactéria com propriedades que ajudam a inibir a contração dos músculos, ou seja, ela paralisa os movimentos no local onde é aplicada. Utiliza-se o botox a partir dos 25 ou 30 anos, idade em que surgem as primeiras rugas. 

Graças a essas propriedades, ela torna um tratamento ideal para as pessoas que desejam se livrar das linhas de expressão incômodas e rugas marcadas no rosto. Você sofre com o “bigode chinês” ou “linhas de marionete”, por exemplo?

Conheça abaixo alguns mitos e verdades sobre a aplicação da toxina. ⤵️ 

Toxina Botulínica: mitos e verdades da técnica


10 MITOS E VERDADES

1. Transmite botulismo – MITO ❌ 

A bactéria causadora do botulismo está presente na toxina botulínica, no entanto, ela é utilizada em pequenas doses, portanto, isso não significa que o procedimento cause botulismo.

 2. É contraindicado para grávidas – VERDADE ✔️

Assim como em outros procedimentos, a toxina botulínica também apresenta contraindicações. O procedimento é contraindicado para mulheres grávidas, pois não há estudos que comprovem a segurança para a gestante e para o bebê.

 

Toxina Botulínica: Não é indicada para grávidas! Aguente só um cadinho… 

 

 3. O resultado é permanente – MITO ❌ 

O efeito da toxina botulínica dura em média durante 6 meses, bloqueando os movimentos musculares na região aplicada. Após esse período, o organismo “reativa” novas formas de transmitir a informação dos neurônios para os músculos, retomando a movimentação.

 4. A toxina botulínica não exige repouso – VERDADE ✔️

 A toxina botulínica é feita com o uso de agulhas finas e pequenas aplicadas em partes específicas do rosto. O procedimento é tranquilo, portanto, não há a necessidade de repouso ou recuperação. 

No entanto, vale reforçar a importância de ter alguns cuidados, como: evitar atividades físicas nas primeiras 48 horas e evitar massagear o rosto. Lembre-se de seguir todas as orientações recomendadas pelo profissional que realizou o procedimento.

 5. A toxina botulínica aplica-se em qualquer tipo de ruga – MITO

O procedimento é mais indicado para as rugas “dinâmicas”, que aparecem durante alguma expressão facial. Ou seja, a aplicação é mais recomendada para regiões, como: nariz, testa ou canto dos olhos.

 6. Previne o envelhecimento – VERDADE ✔️

 A toxina botulínica promove o relaxamento muscular, suavizando a formação de linhas de expressão e rugas. No entanto, é importante reforçar que o procedimento deve ser algo complementar, associado a outros cuidados e tratamentos rejuvenescedores.

 7.  O efeito é imediato – MITO

 É possível observar algumas mudanças após 72 horas do procedimento. No entanto, o resultado aparece após uma ou semanas da aplicação da substância.

 8. Não há idade específica para aplicar a toxina botulínica – VERDADE ✔️

 Por ser um procedimento não invasivo e seguro, não há uma idade específica para realizá-lo. 

 

Não há idade específica para aplicação de Toxina Botulínica!

  9. O foco da Toxina Botulínica é de suavizar as linhas de expressão – MITO

Utiliza-se a toxina botulínica para fins terapêuticos, não apenas para suavizar as rugas e linhas de expressão. 

 10. Há poucos efeitos colaterais – VERDADE ✔️

Os efeitos colaterais são mínimos e estão mais relacionados à injeção local, pode surgir uma pequena dor ou edema na região. Lembrando que é importante seguir as recomendações após o procedimento.

 MERCADO DE TRABALHO EM ALTA! 🔝 

 O reconhecimento da toxina botulínica não é só no mercado da estética, mas também na área da saúde. Esse procedimento, além de contribuir para a autoestima, também é seguro e eficaz.

No entanto, por ser um procedimento conhecido, é comum haver muitos mitos e informações equivocadas sobre o assunto. Pensando nisso, nós preparamos este artigo para te ajudar a entender mais sobre como funciona a toxina botulínica.

 

 É sempre importante tirar todas as dúvidas com um especialista em toxina botulínica, assim como os cuidados antes e após o procedimento.

 

TOXINA BOTULÍNICA: picadinha para exame x picadinha para botox! 😆
Compartilhe este conteúdo:
Posts relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *