O Taping Estético auxilia nas fases dos processos operatórios e também nas disfunções estéticas
O Taping Estético é uma das mais recentes práticas da estética que, além de não ser invasiva, proporciona ao paciente soluções mais rápidas e com maior eficácia. Essa técnica trabalha com aplicações de bandagens elásticas que estimulam o sistema linfático, absorvendo hematomas com mais rapidez. Além disso, trata fibroses, cicatrizes e estimula/relaxa a musculatura.
Esse método utiliza uma fita adesiva (bandagem) de material, textura e flexibilidade semelhante à da pele. Com isso, essa vem sendo bastante atuante para pacientes de pré, intra e pós-operatório.
No intraoperatório ela facilita a recuperação do paciente, evitando complicações como edemas e hematomas e propiciando mais conforto e segurança. Já durante o pós-operatório pode ser utilizado como complemento do intraoperatório, prevenindo abertura de pontos e evitando o surgimento de cicatrizes e proporcionando uma melhor recuperação.
Existem também outras aplicações como o taping linfático, que estimula a circulação sanguínea promovendo redução dos hematomas, por exemplo. A Saúde Estética, segmento que está sempre antenado às novidades do mercado, adotou a proposta e agora traz a colagem das bandagens na face. Segundo os profissionais que praticam, o protocolo auxilia na drenagem, melhora o contorno facial e reduz linhas de expressão.
A Esteticista Técnica do INESFE (Instituto de Especialização em Saúde Estética), Roberta Meletti, explica que os profissionais estão inserindo a prática do Taping Estético para oferecer conforto aos pacientes.
“Utilizado muito em pós-operatório para melhora do fluxo linfático, alivio de dores e edemas, redução de hematomas, proporcionado comodidade ao paciente. É usado também para melhorar o contorno corporal e processo de cicatrização.”
O Taping Estético complementa os tratamentos e fornece bons resultados ao profissional e ao paciente
Os profissionais que aplicam a técnica em seus atendimentos podem atuar com confiança e eficácia comprovadas cientificamente. Além disso, é uma prática de baixo custo e de grande impacto para o cliente, uma vez que são procedimentos simples e não invasivos, e para o profissional, que pode utilizar desses mesmos argumentos para um trabalho seguro e com bons resultados.
Há diversos profissionais da saúde estética atuando hoje com o Taping, como, por exemplo, os esteticistas, técnicos em estética, farmacêuticos, biomédicos, enfermeiros e médicos.