No último dia 4, a Lei nº 14.648 foi sancionada, permitindo a utilização da terapia com ozônio como abordagem complementar em todo o território brasileiro. A legislação, publicada nesta segunda-feira, 7 de agosto, estabelece que a Ozonioterapia deve ser conduzida por profissionais de saúde devidamente habilitados e utilizando equipamentos de produção de ozônio medicinal regulamentados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Essa prática comporta a aplicação de ozônio medicinal, trata-se de oxigênio e ozônio, no tratamento de diversas disfunções estéticas e em procedimentos de saúde, como no controle de infecções, no alívio de dores crônicas, entre outros.
A Dra. Micheline Sadde, renomada especialista em Ozonioterapia, que há anos atua nessa área, celebra mais uma conquista para a técnica.
“Como profissional de saúde e defensora da disseminação responsável dessa técnica, reafirmo que a Ozonioterapia conquistou mais um passo importante e está apenas no início de sua trajetória no Brasil. É fundamental continuarmos demonstrando de maneira ética e responsável os resultados obtidos, buscando sempre a legitimação da Ozonioterapia e apresentando os inúmeros benefícios já comprovados quando administrada de forma adequada e por profissionais qualificados.”
Tratamentos que utilizam a Ozonioterapia como terapia complementar
A técnica é eficaz no tratamento de várias doenças, feridas, dores e aprimora as capacidades defensivas naturais das células. A Ozonioterapia ainda vem sendo trabalhada cada vez mais durante os procedimentos estéticos como flacidez de pele, estrias, celulites e emagrecimento.
É um procedimento que pode ser minimamente invasivo, quando utilizado de modo injetável, ou não, quando aplicado de forma tópica. Embora seja uma terapia com efeitos colaterais mínimos, apenas profissionais capacitados devem realizar esses atendimentos.
Desafios da Ozonioterapia: Informação e Qualificação
Um dos desafios enfrentados pela Ozonioterapia é a desinformação. Essa técnica tem sido estudada há mais de duas décadas e já foi comprovada em diversas áreas da saúde, sendo aplicada por vários profissionais devido à sua eficácia notável e resultados imediatos.
É crucial reforçar constantemente que a prática da Ozonioterapia deve ser conduzida por especialistas, em clínicas devidamente credenciadas e capacitadas para oferecer esse tipo de tratamento.